Blog

Fique Ligado!

27/SET

Antes de tudo: O azeite é bom?

Muitas pessoas perguntam onde comprar um bom azeite.
Mas os azeites são diferentes? Existe o azeite bom e o ruim?
Sim, infelizmente existem não somente bons azeites, como uma grande quantidade de péssimos azeites, seja por serem velhos, mal conservados ou mal feitos, e também simplesmente por terem misturas com outros óleos vegetais.

Mas vamos falar sobre os bons azeites. Neste caso a resposta também é sim, existem azeites muito diferentes entre si. Assim como os vinhos e mais recentemente as cervejas artesanais, por exemplo, que as pessoas hoje reconhecem uma infinidade de opções e sabores, devido às diferentes formas de produzir e principalmente, no caso dos vinhos, das variedades existentes, também o bom azeite de oliva oferece uma enorme gama de sabores e sensações, influenciadas pelas diversas variedades cultivadas, cuidados na sua extração e guarda, assim como no terroir dos olivais, que são aquelas características próprias de cada lugar, como o solo, o clima e até mesmo a cultura local.

Então, percebe-se que aquelas pessoas mais perspicazes nos detalhes e apreciadoras das boas coisas da vida, aos poucos estão descobrindo este mundo de sensações também no bom azeite de oliva. Seja nas variações dos sabores frutados, hora mais verdes, herbáceos, hora mais maduros; também a intensidade do amargor e da picância fazem inúmeras combinações, nos proporcionando este prazer, às vezes indescritível, ao saboreá-los.

Portanto, estas são as características do bom azeite, que é somente um, o Azeite de Oliva Extra Virgem. Jovem, frutado, amargo e picante.

Na próxima falamos um pouco mais sobre estas características.

Alcyr Soares Cardoso

OLIVAE

Foto original de Empório do Azeite.